segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Literatura - O Início da Literatura no Brasil


O Início da Literatura no Brasil é marcada pelo QUINHENTISMO, na época da descoberta de nossa terra pelos portugueses no século XVI. Daí o nome quinhentismo ( 1500 ). Marca as produções literárias iniciais pela terra encontrada...a carta de Pero Vaz de Caminha, relatando ao Rei D.Manoel as características do território, pode ser considerado o primeiro documento literário produzido no Brasil. De início as produções marcam um ufanismo ,recheado de adjetivos que exaltam o solo e a natureza aqui encontrados pelos lusitanos.
Com a característica da Contrarreforma( movimento vindo da Idade Média que valorizava os valores cristãos acima de tudo) os jesuítas tinham a preocupação de catequizar os índios, sendo o maior responsável por isso o padre José de Anchieta(foto). Daí vem a ligação do Brasil com a religião católica.
A carta de Pero Vaz é pertencente ao tipo de Literatura informativa,isto é, o tipo de Literatura que traz conhecimentos,valores,costumes ou aspectos culturais e informativos sobre algo.

Nenhum comentário:

Postagem mais Recente

Concordância Nominal ? O básico está aqui.

CONCORDÂNCIA NOMINAL                                 O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concorda...

Postagens mais Visitadas