sábado, 17 de outubro de 2009

Literatura e Sociedade...Atualidade.

A Literatura é uma das formas mais próximas de um indivíduo para que esse cresça em sua intelectualidade e cultura. Através dos livros nos é possível adquirir conhecimento e cultura sobre qualquer época ou lugar em nosso mundo, devido a isso podemos dizer que a Literatura caminha lado a lado com a história, pois, através dos livros os autores mostram vários aspectos de um povo, nação ou continente.



A Literatura e a Atualidade


Uma viagem cultural: esta é uma das melhores definições que podemos dar ao termo Literatura. Adentrando a uma obra literária um ser pode viajar pelas mais diversas épocas e enredar-se nos mais diversos e importantes acontecimentos de nossa história. Hoje em dia, uma pessoa pode saber dados culturais de qualquer lugar no mundo usando como instrumento um livro. E isso lendo obras literárias de qualquer gênero e não precisamente um guia de viagens, como isso se dá? Um escritor atua de forma a informar o leitor, isto é, mesmo meio a uma obra totalmente fictícia vários dados reais sobre os costumes ou folclores do local onde se passa a história são verídicos. Mesmo em um enredo de fantasia (Senhor dos Anéis, por exemplo, o autor tem como objetivo causar reflexões de algum ponto no leitor sobre os acontecimentos da sociedade, No livro o autor cria um mundo onde várias raças se unem para por fim ao mal, querendo realizar uma comparação ao fato da discriminação racial na época ser um fator latente para o atraso do mundo) o autor apresenta dados reais supostos a sua sociedade ou momento vivido.
Assim, concluímos que a Literatura funciona como um instrumento de informação, reflexão ou protesto contra a sociedade em que vivemos. A Literatura está presente em nossa vida no dia a dia mesmo que muitas vezes não percebamos esse fato.

2 comentários:

Unknown disse...

Ótima explicação!

Unknown disse...

Ótima explicação!

Postagem mais Recente

Concordância Nominal ? O básico está aqui.

CONCORDÂNCIA NOMINAL                                 O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concorda...

Postagens mais Visitadas