domingo, 18 de outubro de 2009

Língua - Ortografia de palavras do nosso dia a dia e curiosidades - parte I:

Durante o nosso dia a dia ( dia a dia sem hífen representa um dia após o outro,enquanto dia-a-dia com o uso do hífen remete a um dia inteiro do momento em que acordamos ao instante em vamos dormir) vemos uma série de "errinhos" em alguns termos grafados ou pronunciados. Aqui início a série ortografia e curiosidades,heeee...
A bola "picou"...lembre-se: a bola não "pica",mas sim "quica". Picar significa cortar enquanto quicar veio do ruído feito pela mesma ao bater no solo. A forma correta: a bola quicou na área antes do centroavante marcar o gol.
O termo gorjeta é escrito com "J" por que vem de gorja, que significa "garganta". A relação do termo ao seu uso vem do hábito primitivo de se gratificar uma pessoa pelo seu serviço com uma pequena quantidade em dinheiro ou com um pouco de bebida,apenas para "molhar a garganta".
Maquilagem/maquiagem ou maquiage: Tanto podemos utilizar maquilagem como maquiagem: maquilagem vem do francês maquillage, depois aportuguesada,pois em nossa língua não existe o uso de dois "L'" ,assim como o final age em substantivos,sendo acrescentado o "m". Basta notarmos: bobagem, hospedagem,etc. A forma maquiage no português está sempre errada.
Geada não cai, mas sim a neve. Devemos utilizar geou ontem, vai gear na madrugada, etc.
Obrigado/ obrigada: os homens devem sempre dizer obrigado em qualquer ocasião, assim como as mulheres sempre obrigada. Aguardem mais ...

2 comentários:

Unknown disse...

Vallim, não achei os "porquês"!

Júlio Vallim disse...

...coloco essa semana,pode deixar...

Postagem mais Recente

Concordância Nominal ? O básico está aqui.

CONCORDÂNCIA NOMINAL                                 O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concorda...

Postagens mais Visitadas