quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Língua - Conotação e Denotação:

A Língua Portuguesa é uma Língua polissêmica, do latim "poli"(vários, muitos) , "semia"(significação), ou seja, através disso podemos constatar que o Português permite várias significações para um termo. Toda palavra usada em nossa língua possui o sentido primitivo(significado original,isto é, significação para aquilo que o termo foi criado): gata (animal) coração(órgão), e assim por diante...e todos os termos possuem vários outros significados adequados a diferentes significados. Tomemos o termo "coração" como exemplo, no sentido primitivo é possível: ...seu coração estava forte como um touro...no caso coração denota o sentido primitivo,real da palavra (órgão); em outro caso: ...ele era o coração da equipe...o termo coração está empregado em sentido figurado, representando centro, ser principal,etc.
Através disso há na Língua Portuguesa os sinônimos,antônimos, homônimos,parônimos que serão vistos mais além...e o sentido conotativo e denotativo.

Denotação - Denotar significa indicar realidade, ou seja, mostrar o sentido real da palavra, a compreensão geral.
Aquilo que todo mundo já conhece e ninguém discute. A denotação é o sentido que encontramos no dicionário.

Ex.: Casa - prédio térreo ou de dois andares, construído em madeira ou alvenaria que ser serve para moradia.

Conotação - Conotar significa sugerir a ideia através do uso de uma palavra para reforçar um pensamento ou para comparação. É o sentido figurado, aquele que usamos naturalmente, sem preocupações.

Ex.: Gata - Vou ao cinema com a minha gata (namorada).

Nenhum comentário:

Postagem mais Recente

Concordância Nominal ? O básico está aqui.

CONCORDÂNCIA NOMINAL                                 O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concorda...

Postagens mais Visitadas